Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 7 de maio de 2017

As chuvas

A forte chuva que cai em Vigia de Nazaré nos primeiros dias de maio. está dando o que falar. Muitas ruas e avenidas no centro da cidade,  ficam assim totalmente submersas. Uma das causas são os bueiros entupidos. Isso dar-se ao volume de lixo que entra nos esgotos, impedindo assim a passagem da água da chuva.


Este problema passou a ser algo comum na vida da população. Infelizmente, todo o ano é a mesma coisa: entre os meses de dezembro e junho, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água, principalmente com as chuvas e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderia ser evitada.





A começar com a participação ativa da população, que deve se responsabilizar com os resíduos sólidos, produzidos nos lares.
Porém a situação não acontece somente na Vigia, também em outras partes do Pará e Brasil. Claro que as áreas mais afetadas são as ribeirinhas e cidades confluentes com os rios e igarapés. 
Mas, muito mais são as localizadas em áreas de vázeas com os rios do Pará, principalmente em épocas de fortes chuva, ou como é conhecido, inverso amazônico.