Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Pé de jambo rosa




JAMBO ROSA ou Jambo vermelho - Syzygium malaccense. Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho.
Fruto muito apreciado no norte do Brasil. É de importância fundamental para o abrigo de pássaros médios e pequenos em dias quentes, chuvosos e no período noturno.
Deve ser cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados. Pode ser plantado em praças, jardins e ruas; não é considerado planta agressiva e nem invasora.
Origem e dispersão: O jambeiro-rosa é originário da região Indomalaia, de onde foi introduzido nas regiões tropicais americanas e africanas. No Brasil é encontrado em diversos estados, mas não é cultivado comercialmente.

Característica: É uma árvore que alcança até 20 m de altura, possui copa densa com formato cônico. As flores apresentam 4 pétalas brancas de 1,5 cm de comprimento. Os estames brancos, em número de 300, ocupam o centro da flor e entre eles destaca-se o pistolo fino de cor verde.. No centro há uma cavidade com 1 semente, formada por vários embriões carnosos, que se separam facilmente.
É encontrado em abundancia na região Norte por ser o clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.Deve ser cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores com longos estames rosados. Pode ser plantado em praças, jardins e ruas; não é considerado planta agressiva e nem invasora.