Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CÍRIO DE VIGIA DE NAZARÉ

 Círio de Vigia de Nazaré
A fé mariana de um povo que mantém a tradição de 318 anos. É a maior festa religiosa do povo vigiense, onde as famílias se reúnem para confraternizar no tradicional almoço do Círio, cujas iguarias como pato no tucupi, maniçoba e a caldeirada de gurijuba são os pratos principais da mesa.

 Círio de Vigia de Nazaré

A festa do Círio de Nazaré é a mais comovente manifestação religiosa do povo paraense, em particular dos vigienses. Mas o culto a Maria Santíssima é herança dos nossos irmãos portugueses. É de lá, mais precisamente de Praia Grande, que se tem as primeiras notícias da devoção em Nossa Senhora. No Pará, historiadores contam que o culto à Rainha dos Paraenses começou pelo município de Vigia, antes mesmo da chegada dos padres jesuítas naquele município. Isso teria sido em 1697.
Depois de quase 100 anos, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi para a capital do Pará, aonde passou a ter o maior Círio do Brasil, quando reúne mais de 2 milhões de devotos. Em Vigia, o Círio é realizado no segundo domingo de setembro, reunindo mais de cem mil pessoas, da cidade e várias outras do Pará e Brasil.