Vigia de Nazaré - Pará - BR.

Vigia de Nazaré - Pará - BR.
400 Anos de fundação

sábado, 28 de março de 2015

REPA

O REPA é um campeonato que acontece no Estado do Pará, entre o Clube do Remo e o Paysandu Sport Club, são 728 jogos. O clássico acontece entre os mais importantes times de futebol do Estado do Pará, que são o Clube do Remo e Paysandu Sport Club, este campeonato envolve as duas maiores torcida do estado do Pará.
O primeiro jogo, foi realizado no dia 14 de junho de 1914, pelo Campeonato Paraense de Futebol. O Leão venceu por 2 a 1, gols de Rubilar (o primeiro da história do clássico) e Bayma (contra), com Mateus marcando para os bicolores.
Bem, para quem não sabe, o Clube do Remo foi fundado em 5 de fevereiro de 1905. Já o Paysandu é fruto do inconformismo dos integrantes do Norte Clube com a decisão da Liga Paraense, que nasceu em 2 de fevereiro de 1914.
Vale a penas ressaltar que ao longo das décadas o placar histórico desses dois times, que mantêm o aspecto valoroso do futebol paraense está assim:
Jogos: 729 - Vitórias do Remo: 257
Empates: 244 - Vitórias do Paysandu: 228
Total de gols: 1843 - Gols do Remo: 938
Gols do Paysandu: 905
A última partida considerada foi o empate em 0 a 0 no dia 21 de janeiro de 2015.

Não quero aqui, rivalidade e nem discussão, quando ao time do coração, só sei que para mim, eu me orgulho de ser paraense e ter dois grandiosíssimos times capacitados, competentes e dignos de levar o nome do Pará para o Brasil e o resto do mundo. Parabéns Remo e Paysandu.  
Torcidas de Colares e São Caetano de Odivelas.

CARIMBOZEIROS

CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL BRASILEIRO
2º ESNCONTRO VIGIENSE DA CAMPANHA
A Campanha do carimbó é um movimento cultural e social organizado pelos Mestres, Grupos e Comunidades Carimbozeiras do Pará, responsável pela luta vitoriosa junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, objetivo conquistado e celebrado no dia 11 de setembro de 2014.
Hoje, após a conquista, o Movimento está promovendo encontros em diversos pontos da Região, com o objetivo de traçar novas alianças para a próxima etapa, que é a discussão comunitária das ações de Salvaguardas dos carimbozeiros em âmbito estadual e nacional.


Em Vigia de Nazaré o encontro aconteceu no dia 28 (sábado) de março, na sede da Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto”. A programação iniciou às 7hs, com um café da manhã, e teve seu termino às 16 hs. , quando  foi abortados vários assuntos, estre eles: proporcionar um espaço de interação cultural entre mestres, grupos e comunidades carimbozeiras; esclarecer as comunidades sobre a finalização do processo de registro do carimbo como patrimônio cultural do Brasil;  realizar a discussão comunitária sobre o plano de salvaguarda do carimbo junto ao IPHAN, garantindo a participação dos mestres e grupos carimbozeiros na definições das ações que podem garantir o efetivo apoio, valorização, difusão e proteção do patrimônio (carimbó); promover ao fortalecimento do protagonismo e auto organização  do movimento carimbozeiro.

Na ocasião foram escolhidos os delegados de cada grupo/entidade para o 1º Congresso Estadual do Carimbó a realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de maio, na capital paraense.