Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 5 de março de 2015

OS QUARENTA DIAS

A quaresma é a principal celebração do cristianismo, começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Daí vem a Páscoa, no domino depois do de Ramos. Significa a ressurreição de Jesus Cristo, quando é praticada desde o século IV.
É durante os 40 dias que antecede a Semana Santa e também a Páscoa, que os católicos-cristãos fazem reflexão e retiro espiritual, onde se recolhem em orações para lembrar os quarentas dias que Jesus Cristo passou no deserto, assim também, como os sofrimentos suportados na cruz.
A cor roxa, usada pelos cardeais, padres entre outros, simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.
Jejum, esmola e oração
Quanto aos costumes, ainda hoje, famílias mais antigas e conservadoras mantém hábitos tradicionais, ainda mais antigas e se privam de prazeres durante toda a Quaresma. Estes e outros, como: não ouvir músicas, não comer carne vermelha, abstinência, fazer uma boa ação, visitar os enfermos, levar a palavra de Deus àqueles que precisam, não comer doces, ler a bíblia e outras coisas que purifique a alma e fortaleça o corpo.

Na Bíblia, o número quarenta lembra os 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário