Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Balneário Santa Rosa

O Balneário Santa Rosa, que fica a vinte minutos de Vigia de Nazaré, ainda preserva a sua maior riqueza: o Igarapé, com sua extensão inigualável da região, concentra a agitação de um grande público vindo de vários locais da região, inclusive da capital paraense. Nas férias e em dias ensolarados, dezenas de carros, motos e ônibus ocupam o acostamento da Rodovia (PA140) desembarcam banhistas pra se deliciarem das águas frescas do Igarapé.
Os turistas também podem desfrutar dos bares e restaurantes que oferecem uma boa bebida gelada e servem pratos típicos da região, como o avoado de peixe, além do camarão e caranguejo. As famílias ficam mais perto da natureza, e se encantam com a beleza local, se sentindo totalmente a vontade, passam o dia inteirinho banhando, comendo, bebendo e dançando, fazendo do local, como se fosse a própria casa.
Mas, de uns anos para cá, o mais famoso balneário da Região, vem perdendo seu encantamento. Segundo opinião dos próprios banhistas, o local parece estar desprezado, esquecido pelas autoridades.
 Estão construindo edificações, praticamente, dentro do igarapé. Isso é contra a Legislação Ambiental, disse uma turista indignada.

A proteção ambiental é um dos valores basilares que inspiram o ordenamento jurídico brasileiro... bem, falarei sobre este último parágrafo, nas próximas postagens.