Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Mastro

Domingo 30 de novembro, a partir das 2 da tarde, eles começam a chegar, desta vez, o encontro é na esquina das ruas Solimões com Pedro Raiol. O motivo é um só, a preparação dos mastros para comemorar o dia de Nossa Senhora da Conceição.
A festa em homenagem a N. Senhora da Conceição ocorre entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro. Ela mobiliza comunidades, associações e atrai uma grande quantidade de visitantes. Os preparativos ficam a cargo de uma comissão composta pelo gerente (que coordena o festejo), pelos juízes de mastros (Sapopara Esporte Clube e Papudinho Futebol Clube), cuja incumbência é angariar fundos para a comemoração e pelas juízas de bandeira, duas mulheres. O evento é realizado pela família Orlando Santos.
O preparativo mais importante do festejo é o corte dos paus dos mastros que depois são decorados com plantas e frutas verdes. No alto de cada mastro, uma bandeira com a imagem de N. Senhora, são colocadas.
No dia 30 de novembro, o festejo iniciou-se a partir das 14 h. na esquina das ruas Solimões com Pedro Raiol. O Grupo de Carimbó Beija-flor comanda a tarde com suas entoadas e contagiando uma multidão que aguardam a saída dos mastros.
Às 5 da tarde iniciam o transporte dos mastros até o bairro do Amparo. Na frente, duas mulheres, com suas bandeiras, vão abrindo alas. Enquanto atrás, mulheres e homens, lado a lado, seguem os quase três quilômetros carregando os paus de oito metros de comprimento, dançando e cantando ao som do grupo Beija-flor.

Chegando ao seu destino, o cortejo leva os mastros até um campo de futebol, onde ficarão até o dia 8 de dezembro. É nesta ocasião que será definido quem coordenará o evento no próximo ano, quando o voluntário derruba o pau, cortando literalmente com um machado.