Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vigia



Círio e Carnaval, Diocese e Homicídios

(1) Terminada a Festividade, observamos: Não há mais espaços nos arredores da Matriz. É preciso indenizar imóveis, para localizar os “brinquedos”, baiúca e similares, os quais entopem os espaços dos romeiros, provocando reclamações e muita irritação. Assim se evitariam vibrações que prejudicam a estrutura do famoso templo, e aquele visual de favela e babel.
Necessário também: redução do palanque e seu som violento; limpeza permanente do arraial; nada de vendas sobre as calçadas e na beira das ruas, localizando-se a feira numa projeção do cais sobre o rio; ordenamento geral do caótico trânsito, com sinalização, fiscalização, descarga de caminhões em horário determinado e aplicação de lombadas na Av. Marcionilo Alves e Trav. Vilhena Alves, juntando as forças do DEMUTRAN e das POLÍCIAS; finalmente, se possível, indenização de imóveis ou parte deles, onde a corda dobra a esquina, evitando-se mais acidente. Para isso aplica-se o lucro do Círio nos 15 dias, a coleta popular e o que dispuser o governo (federal???), do estado e do nosso Município.
(2) VISÃO ESTREITA – Estarreceu-me a declaração de uma visitante: - “A Vigia só é conhecida lá fora pelo Carnaval.” Essa desconhece as fontes históricas e religiosas. Mostra a visão estreita de quem pouco ou nada sabe e muito fala. Cristo já detectou os que têm ouvidos para ouvir e não ouvem. Ou, diríamos: os que falam ou realizam sem consultar os que estudaram, estudam e conhecem. Lamentável.  
(3) PELA DIOCESE DO SALGADO – Nossa Festividade, tempo de encontro e comunhão dos aqui residentes e romeiros, em torno da Fé, jamais deixará de ser a data mais importante do Município e da Paróquia, pois foi aqui que o Círio nasceu, firmou-se e se expandiu para outras capitais brasileiras, como Belém, Rio e Brasília.
Que nossa padroeira inspire o amado papa Francisco, a fim de que revitalize nossa Religião, confirmando muitos novos bispos e que um deles venha dirigir a DIOCESSE DO SALGADO com sede em nossa paróquia. Sem orgulho. Esta seria um ato de justiça aos nossos 400 ANOS e ao fervor religioso dedicado à Senhora de Nazaré, a aproximadamente 350 anos.
(4) “CINCO DE AGOSTO”: GLÓRIA E TRISTEZA – Nossa querida “Cinco de Agosto” festeja, com sessão solene, os 142 anos, dia 1º de outubro, terça. E convida professores, estudantes e amigos a visitarem sua sede à Praça da Matriz, para conhecer o auditório climatizado, a biblioteca e arquivos organizados, a sala de computação, e livros de autores vigienses à venda.
Lamenta-se apenas que o jornal do Círio não tenha saído. As despesas de impressão (R$ 1.400,00) impediram isso. Teríamos que vender o jornal a 2 REAIS. Seria ou não prejuízo certo?
(5) Lamentáveis os homicídios recentes. E o fratricídio que vitimou nosso amigo BERICO. Eu, jovem (anos 60/70) vi bastante porrada. Mas era no braço, de homem para homem. Criminoso apodrecia na prisão. Agora, até moleque assaltam à faca, e a luz do dia. E os homicídios parecem ter o Diabo como advogado: passam um tempinho presos e logo estão circulando nas ruas, armados, ameaçando a sociedade e escarrando na justiça. Pode?
Texto de José Ildone Favacho Soeiro. From Vigia de Nazaré-PA
Poeta e escritor, membro da Academia Paraense de Letras – cadeira 31