Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 4 de agosto de 2013

Santa Maria Maior

Festividade de N. Sra. das Neves
O período festivo iniciou no domingo, 15 de julho, com encerramento na segunda-feira (5) de agosto. Com o tema “Pela palavra e com a jovem Mãe Maria, a nossa conversão para Jesus”. No dia 3 de agosto (sábado), a imagem de Nossa Senhora das Neves saiu da comunidade de Penha longa num trajeto fluvial pelo rio Guiajará Miri. A chegada da embarcação que transportava a imagem peregrina chegou ao porto do Guajará às 22:30 horas. Aproximadamente 2 horas e meia a duração do traslado.
Após a retirada da imagem do barco, fiéis acompanharam a procissão até a igreja de Pedra, onde uma missa foi realizada pelo pároco do município em frente à mesma.
Nossa Senhora das Neves é também conhecida como Santa Maria Maior. O título de Nossa Senhora das Neves é devido a uma antiga tradição segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem Maria luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.
No Brasil é Padroeira do Estado da Paraíba e de sua capital, a cidade de João Pessoa sendo feriado no município e em todo o estado (Lei Estadual 3.489/67). E também da cidade de Vigia de Nazaré. Segundo o livro (Vigialma Nossa-Raul Lobo), foi em 1968 que oito vigienses organizaram uma comissão e realizaram três romarias: da igreja Matriz para a residência do senhor Girão; a segunda para a igreja de São Sebastião no bairro do Arapiranga e a terceira de volta para a igreja Matriz, as procissões ocorreram entre os dias 3 a 5 de agosto. Essa manifestação cristã foi o sal da vida que fortaleceu a devoção a Nossa Senhora das Neves. Hoje completa 45 anos de veneração à padroeira dos vigienses.