Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 21 de outubro de 2012

Patrimonio



União Vigiense no Círio de Nazaré
Pelo 5º ano consecutivo, a banda musical “União Vigiense” participa do maior círio do estado do Pará, o Círio de N. Senhora de Nazaré, em Belém.
Com 96 anos de existência, a banda “União Vigiense” vem ao longo desses anos contribuindo para o crescimento cultural no município de Vigia, sendo uma das bandas locais mais antigas, é hoje considerado patrimônio cultural de Vigia. Além das participações no círio de Belém do Pará, a banda já se apresentou nos Jogos Olímpicos de Sidney na Austrália (2002). A instituição musical conta com mais de 120 músicos e 187 alunos, divididos em turma de musicalização, flauta, palhetas, metais e percussões entre outros. Tudo sob a orientação de professores qualificados e graduados na área de educação musical.   
O Clube Musical "União Vigiense" em toda sua trajetória sempre esteve presente nos mais variados momentos musicais em Vigia e outas cidades paraense.
Foi a primeira banda a integrar o projeto de interiorização emplantado pela Fundação Carlos Gomes em 1990, na atualidade têm uma banda de música “Banda principal”composta por 60 integrantes,banda Auxiliar “Banda dos alunos” composta por 65 alunos e uma escola de música, com um nº de 187 alunos divididos em turmas de musicalização, flauta doce,palhetas, metais e percussão. E uma equipe de professores qualificados e graduados na área de educação musical.
O Clube Musical União Vigiense que em 13 de maio deste ano completou 95 anos de fundação, há 3º anos consecutivo participou da maior festa do norte do Brasil, “ O Círio de Nossa Senhora de Nazaré” da nossa capital paraense (Belém), os organizadores do Círio escolheram o Clube Musical União Vigiense para participar da trasladação e do Círio atrás da Berlinda, isso mostra a seriedade,o reconhecimento e a valorização do trabalho e claro, a cultura e a tradição musical de nossa querida cidade Vigia de Nazaré, apesar do Clube Musical ser declarado Utilidade Pública Municipal conforme Lei Municipal nº 070 de 10/12/2009 e Patrimônio Cultural e Artístico de Vigia de Nazaré conforme Lei Municipal de nº108 de 15/02/2011 não ter o apoio devidamente em nosso município.