Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Romeiros de Fé



As vésperas do Círio de Nazaré, na cidade de Belém do Pará, o clima de solidariedade e fé, já contagiam os corações dos devotos da maior padroeira do Pará, Virgem Mãe de Nazaré. Nos municípios vizinhos, muitas famílias e grupos de amigos, se preparam para a tradicional caminhada de peregrinação de Nossa Senhora de Nazaré. Quando acontecem longas caminhadas de fé. Grupos de fieis vindos de várias cidades caminham pela BR 316, eles percorrem centenas de quilômetros, passando dias e noites. São comunidades católicas de Castanhal (74 Km de Belém), Capanema (164 Km de Belém), Bragança (211 Km), Magalhães Barata (160 Km), além de Salinas, Mosqueiro, Santo Antonio do Tauá e muitas outras. As caminhadas se estendem pela noite onde a cada grupo de pessoas é seguido pelo um veículo, que os acompanham na longa trajetória e são auxiliados por voluntários que se alojam em pontos estratégicos, prestando ajuda em todos os sentidos, como, doação de água, alimentos, algum remédio, se necessitar entre outros serviços que são prestados aos romeiros, que chegam a viajar (a pé) por vários dias.   
São milhares de romeiros que vem pagar promessas, muitos chegam a percorrer mais de 200 Km, caminhando a beira das estradas sob um sol escaldante de 35 graus. São acolhidos por moradores nas cidades que cruzam, onde dormem e descansam. Eles ignoraram os pés esfolados para chegar até Nossa Senhora de Nazaré e participar da maior festa religiosa do Pará, o Círio, que este ano será no domingo 14 de outubro, em Belém.
Romeiros caminham pela BR 216 proximo a Benevides-PA
Na chegada a Basílica, sexta ou no sábado, eles são acolhidos por voluntários onde recebem alimentos e outros cuidados como massagem nos pés.