Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Círio de Nazaré


Arco do Círio
Em Vigia, a decoração do Círio de Nazaré, é um detalhe muito importante para o evento.  Há três arcos que compões o visual em três pontos, um, que é o principal, fica na Suburbana, local por onde passa todos os traslados.
Este ano os arcos surpreenderam os fiéis e também, o grande público que vem prestigiar a segunda maior manifestação religiosa do Estado do Pará. Segundo o pároco da cidade, Padre Ricardo Botelho, houve uma recusa no primeiro projeto apresentado por um artista plástico vigiense, pelo fato de que o orçamento apresentado foi de sete mil e quinhentos reais (para os três arcos, sendo dois de dois mil cada e um de três mil e quinhentos reais). Tal projeto estava muito bonito, feito com material reciclado, comentou o padre em uma conversa informal comigo. As verbas são poucas para custear todos os itens que temos que fazer, tem a gráfica, a restauração de todos os elementos que fazem parte da procissão entre outros, disse o Pe. Ricardo.  Então o pároco fez uma contra partida, para cinco mil, mas o artista não aceitou pelo fato de haver poucos dias. Foi quanto apareceu um decorador de Marapanim, apresentou a proposta de três mil reais, ou seja, Hum mil cada arco), na ocasião, Padre Ricardo não tinha mais escolha e assinou em baixo.
Bem! Agradando ou não, o círio é visto em primeiro plano, pela fé e devoção do povo, tanto os que moram aqui, quanto os que vêm apenas nesta época e aproveitam para visitar parentes e amigos. Arco ou não, o símbolo principal é a humildade que Maria mãe de Jesus pediu à todos os seguidores do SALVADOR.
Tito MIranda