Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vigia tem


Vigia tem uma das árvores mais bela do planeta
O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies. A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular.
As árvores desta espécie proporcionam um exuberante espetáculo com sua floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. Em Vigia de Nazaré, pelo que temos conhecimento, existe apenas um Ipê amarelo que está localizado em frente a uma escola municipal infantil na principal avenida da cidade. São apenas quinze dias de beleza natural, vista e contemplada pela população que tem o privilégio de admirá-la por apenas uma vez ao ano. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.
A Tabebuia alba, natural do semi-árido alagoano está adaptada a todas as regiões fisiográficas, levando o governo, por meio do Decreto nº 6239, a transformar a espécie como a árvore símbolo do estado, estando, pois sob a sua tutela, não mais podendo ser suprimida de seus habitats naturais.