Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Peixe-mulher

Tito Miranda

Encontrado na tarde de 31/07 um peixe boi
Um pescador de nome não revelado estava pescando em um pequeno bote, quando avistou algo boiando, pensou logo em ser um corpo humano, remou, se aproximando do objeto que estava próximo ao igarapé Arakisaua, aproximadamente 800 metros da costa vigiense. Quando chegou perto, percebeu que se tratava de um enorme Peixe-Boi. O pescador rebocou o animal até a beira do rio Guajará Miri, onde recebeu ajuda de outros e o trouxe para a beira da pista, no local chamado “rabo da osga”. A espécie que está em extinção, mede aproximadamente 2,10 m e segundo pescadores é uma peixe-mulher, como é chamada a fêmea, e possivelmente estaria grávida, pois esse mamífero passa três anos para gerar apenas um filhote. O peso era de aproximadamente 250 Kg.
Logo uma multidão compareceu ao local, pelo fato de ser um acontece inusitado no município. A policia Militar e Civil foram acionadas  e convidaram o pescador que achou o animal para fizer  um BO, que são os procedimentos normais, conforme manda a lei, para que não venha se comprometer com o episódio, uma vez que o pescador só teve a intenção de resgatar o bicho. Em seguida, com a ajuda da população, colocaram o peixe na viatura da policia e o levaram até uma fábrica de gelo para cobrí-lo e encaminhar para o órgão competente a fim de descobrir a causa da morte. O animal aparentemente não tinha aparência de mutilação, segundo pescadores experientes, a causa da morte, pode ter sido a mudança da água salgada para salubre ou ficou preso em algum areal em virtude da maré baixa.
Por causa da caça indiscriminada, para aproveitar o óleo, a carne e o couro, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Ele tem dentes: molares, seis em cima e seis embaixo. O peixe-boi vive tanto em águas salgadas quanto em águas doces. Existem duas espécies de peixe-boi no Brasil. Um é o peixe-boi de água doce que vive nos rios da Amazônia. Come capim e pode chegar a 4 m e pesar até 600 kg (peso de um carro!). Se o peixe-boi de água doce já corre perigo nos rios da Amazônia, seu irmão que vive no mar é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no Brasil. Existem apenas 400 deles.