Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

domingo, 25 de março de 2012

Campanha da Fraternidade 2012

Campanha da Fraternidade
Na quarta-feira de cinzas 22 de fevereiro, abriu no auditório da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em Brasília DF, o lançamento da campanha da fraternidade cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, foi dirigida pelo secretário da entidade, dom Leonardo Steiner e contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha entre outros membros eclesiásticos. A (CF) tem como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
É sempre no período da Quaresma que a igreja convida os fiéis a se prepararem para a Páscoa, mediante a conversão, com práticas de oração, jejum e esmola. E é sempre na quarta-feira de cinzas que acontece um dos maiores eventos da igreja católica, o lançamento em todo o Brasil da Campanha da Fraternidade, esse ano na sua 49ª edição, quando seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a saúde pública e suas variantes. Assim a igreja através da campanha, tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.
Sabemos que a questão da saúde pública é como “escapar pela tangente”. O fato é que, no Brasil é o assunto mais cobrado pelo povo e, discutido pelas autoridades. Há dias atrás, a rede Globo mostrou com exclusividade reportagem de suborno e propinas em licitações públicas para contratação de empresas em hospitais no Rio de Janeiro. Eram licitações com carta marcadas, negociatas, combinações indecorosas de suborno, propinas e truques para escapar da fiscalização. É um pequeno retrato de como algumas empresas agem em órgãos do governo para ganhar dinheiro, ou melhor, o nosso dinheiro, o dinheiro dos impostos que seriam para salvar vidas, e, no entanto a realidade é outro, esse dinheiro que poderiam estar sendo investido na saúde, educação e em outros serviços, está indo para os bolsos de empresários inescrupulosos e funcionários públicos corruptos, isso foi desmascarado em uma só cidade, e as outras?