Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sábado, 3 de março de 2012

IGREJA DE PEDRA

A Igreja de Pedra
Povo de Vigia e do Estado do Pará, a igreja de Pedra começou a ser construída em 1734 (século XVIII), segundo a história, e nunca foi concluída. Já se passaram, praticamente, 300 anos e por ser uma construção rústica e inacabável, tornou-se um cartão postal do município.
A igreja de Pedra hoje é vista como o principal patrimônio da cidade, e o povo só a admira e poucos a vêem... Vê com respeito, com orgulho, e, no entanto a usam para os poucos casamentos, para pequenas cerimônias, mas... poucos a observam no seu contexto, ou serão só os ambulantes de lanches que a rodeiam a noite para vender seus produtos, e muitos deixam o resto do que venderam na frete da “maravilha” igreja, esperando que no dia seguinte os servidores da limpeza do município as limpem, isso é um fato comprovado!
A igreja de pedra é sim um patrimônio cultural do Município e agora também do Estado. Mas o povo sabe disso? Sabe que é para preservar e manter sua fachada limpa e desobstruída de qualquer corpo estranho.  E a coordenação das beatas que cuida do “interior” da mesma” Sabe disso?
Hoje, um “pedaço” dela desmoronou [...] é como desmoronasse um pedaço da nossa história... Mas, de quem é a culpa? Do poder público? Do povo vigiense? Ou dos responsáveis pela “Capela”? Quem poderá me responder? Mas no meio de tantas interrogações é necessária de imediato uma comissão, respaldada pela administração municipal, agir imediatamente. Pois nunca se viu tanto descaso em um só lugar que se admira tanto, sem ter ninguém que faça por interessado em prevenir ou impedir que venha a acontecer o que nesse DIA aconteceu. “È inédito” Se fosse consultar um espiritualista, poderia disser que a igreja deu um sinal de “SOS”!!!, ela mesma pediu a atenção de TODOS.
Estarei dando seguimento a essa matéria, depois que adquirir mais informações sobre...
 
Beiral da lateral superior, rompeu devido a umidade