Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A FÉ FALA MAIS ALTO

A Fé Fala Mais Alto
Teve um ano que a cidade de Vigia não teve CARNAVAL. Foi em 1977.
Na noite de 10 de fevereiro (neste ano, era época de carnaval), a imagem da Nossa Senhora de Nazaré foi roubada de dentro de um nicho, no centro de um altar, cavado na parede e protegido por uma portinha de vidro, no interior da igreja Matriz ou Madre de Deus, onde a imagem era guardada. Houve um reboliço na cidade, principalmente pelos católicos, que eram a maioria na comunidade vigiense.
Dois homens desconhecidos haviam realizado o crime contra o patrimônio cultural e histórico da cidade e ainda, causando profunda angústia a todos. Pois se tratava da padroeira e da mais antiga imagem da igreja católica local.
Vigia era uma pacata cidade nessa época, um povo inocente, jamais pensariam em um audacioso roubo dessa natureza... As medidas foram tomadas e a polícia agiu rápido, em algumas horas já tinha pistas dos acusados e paradeiro dos mesmos. Segundo o delegado de Vigia Frederico Melo (1977), devido as fortes chuvas, que facilitou as fugas dos ladrões. Com a ajuda das autoridades estaduais, foi autorizado ao delegado e sua guarnição o deslocamento até a cidade de Ananindeua, em uma casa, ao lado de uma mercearia. O trabalho da policia iniciou no final da manhã do dia 14, quando foi resgatada a imagem, e devolvida para o povo vigiense, que já comentavam, se a imagem não fosse achada, não haveria mais o Círio de Nazaré.
O prefeito e o padre deram ordem para não ter mais o baile ”Batalha de Confetes”, até a santa ser encontrada, e o carnaval foi embargado. Outros bailes tiveram de ser interrompidos e os brincantes foram para suas casas entristecidos, ao saber da notícia, Então! Com o movimento todo voltado para o roubo da santa a população esqueceu o carnaval
Após quatros sofridos dias o povo foi às ruas festejar a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, acompanhada pelas bandas “31 de Agosto” e “União Vigiense”. Então! A partir daí, consta no calendário cultura da cidade de Vigia como o dia em que foi achada a Imagem, e por isso é feriado municipal.
A santa na berlinda