Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vigia - Pará

Círio de Nazaré - 1º do Pará
O Bom e o Ruim
O Positivo – (01) – A notícia de que nossa Vigia de Nazaré vai ser diocese. Finalmente vai terminar o degredo humilhante em Castanhal. Aliás, nenhum motivo justificaria nosso afastamento de Belém.
Bernardinho Santos noticiou em O Liberal, dia 31/08. Decisão sensata, louvável, dos Revmos. Bispos do Regional. Esperamos que, nos 400 anos de Vigia, em 2014, a DIOCESE esteja instalada. A história, a Arte Sacra e os católicos do Salgado agradecem.
(02) – Dois lançamentos na sede da “Cinco de Agosto”: “O Enigma da Confraria da Coroa”, novo romance do competente Wilkler e “Chão da Minha Vida”, de Raul Lobo, este com um solicitado texto meu.
E chegou meu conto/novela: “O Auto do Siri Abençoado – do Lendário de N. S. de Nazaré na Amazônia”. Realizo uma vistoria/correção nos impressos. Em breve, a sessão de autógrafos, já em outubro, haverá lançamento triplo em Macapá.
(03) – Dia 17/09, instalou-se o “Instituto Domingos Juvenil de Desenvolvimento Humano”, visando elevar a cultura intelectual e física de crianças e adolescente. Iniciativa particular de alto valor. Parabenizo meu amigo Domingos Juvenil (patrono), João N. De Souza (presidente) e demais integrantes dessa louvável obra.
(04) – Agradeço vivamente as homenagens que recebi no nosso desfile pátrio e no de Santo Antônio do Tauá. E também na Escola M. “Bairro Industrial”, de Vila do Conde, Barcarena, dia 26/09. Ser bem lembrado é gratificante para qualquer ser humano.
O Negativo – (01) – Esses políticos que querem retalhar o Pará, comendo o fole e oferecendo-nos a ossada. Ismaelino Pinto acertou: “Quem nasce no Pará é paraense. Quem quer dividir é parasita.” (O Liberal de 4/09). Parasitas ou paralítico mental. No tempo dos nossos avós cabanos, eles já estariam caladíssimos.
(02) – Barulho Criminoso – de motos dos irresponsáveis, à noite; de carros particulares e de propaganda sem controle; de comerciantes que zombam da lei e do sossego público. Quando nossas autoridades irão impor o respeito devido a cidadãos honestos?
(03) – O Clube Musical “União Vigiense”, fundado em 1916, é um patrimônio da cultura vigiense. Honremos seus 95 anos de existência útil a nossa Vigia de Nazaré. Discriminar é negativo.
(José Ildone é jornalista e escritor, cadeira 31 da Academia Paraense de Letras)
O povo vigiense preserva até hoje sua fé sua devoção (foto)