Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vigia 396 anos

ANIVERSÁRIO DE 396 ANOS
Hoje 6 de janeiro de 2012, Vigia de Nazaré “a cidade que não dorme” estar festejando seus 396ª anos de fundação. Sua história é longa, e requer muitas pesquisas para que seu relate material verídico. Muitos pesquisadores, assim como os historiadores, já folhearam centenas de livros e ainda não chegaram a um denominador comum. Refiro-me aos números exatos das datas que possivelmente os desbravadores estiveram por aqui. Mas, a verdade é que a cidade de Vigia foi o ponto de partida para a exploração do Pará.
Foi no ano de 1613, descoberta pelo francês Daniel de La Tôuche (segundo documentos encontrados). Exatos 113 anos após a descoberta do Brasil. Creio eu, devido à fácil penetração pelas Guianas, foi possível chegar à “Pérola do salgado”, como era conhecida no princípio.
As ruas do centro da cidade foram construídas para o tráfico de carroças, veículos de tração animal, muito usados na época. Hoje essas ruas comportam mais de 200 mil pessoas no período do carnaval e centenas no segundo domingo de setembro quando se comemora o Círio de Nazaré. Com o crescimento da população e a chegada de empresas multinacionais, a cidade histórica ganhou projeção internacional, principalmente quando representada pelas atividades artísticas, esportivas e culturais, além de ser conhecida como a “terra da gurijuba” peixe de maior comercialização na economia de Vigia.
Vigia! Felizes são teus filhos, cuja terra é abençoada por Deus e protegida por Nossa Senhora de Nazaré. Aqui não tem terremoto, nem tão pouco tsunami, aqui a família mais humilde tem um peixe em sua mesa na hora do almoço. È de manhã que o sol vem enxugar a roupa estendida no varal, e à tarde a chuva invade as ruas para anunciar a noite fria e serena para os casais passearem no espaço cultural. E mais um dia termina. Obrigado meu DEUS por mais um ano de existência nesta abençoada cidade que completa hoje 396 anos. Vigia a cidade de mil encantos, da diversidade e de gente acolhedora. Parabéns Vigia!.
Tito Miranda