Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vigia 396 anos

ANIVERSÁRIO DE 396 ANOS
Amanhã dia 6 de janeiro de 2012 Vigia de Nazaré “a cidade que não dorme” estará festejando seus 396ª anos de fundação. A história é longa e requer muitas pesquisas para que se relate material verídico. Muitos pesquisadores, assim como os historiadores, já folhearam centenas de livros e ainda não chegaram a uma definição concreta. Refiro-me aos números exatos das datas que possivelmente os desbravadores estiveram por aqui. Mas, a verdade é que a cidade de Vigia foi o ponto de partida para a exploração do Pará.
Foi em 1613 descoberta pelo francês Daniel de La Tôuche (segundo documentos encontrados). Exatos 113 anos após a descoberta do Brasil. Creio eu, devido à fácil penetração pelas Guianas, foi possível chegar à “Pérola do salgado”, como era conhecida no princípio.
As ruas do centro da cidade foram construídas para o tráfico de carroças, veículos de tração muito usados na época. Hoje com o crescimento e a tecnologia, as ruas estreitas são um problema para a grande população que utilizam inúmeros carros e infinitas motocicletas, sem contar com o transporte mais barato e que são as bicicletas.
A cidade histórica ganhou projeção internacional, devido às atividades artísticas, esportivas e culturais, além de ser conhecida como a “terra da gurijuba”, peixe de maior comercialização na economia de Vigia.
Amanhã ELA completa 396 anos, uma grande festa vai acontecer no espaço de eventos do URUITÁ (primeiro nome que recebeu a cidade quando ainda era aldeia). Vigia a cidade de mil encantos, da diversidade e de gente acolhedora. Parabéns Vigia.  
Barcos pesqueiros na orla do rio Guajará-Mirim em Vigia