Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vigia e a Cultura

Cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística. A religião, a culinária, o vestuário, o mobiliário, as formas de habitação, os hábitos à mesa, as cerimônias, o modo de relacionar-se com os mais velhos e os mais jovens, com os animais e com a terra, os utensílios, as técnicas, as instituições sociais (como a família) e políticas (como o Estado), os costumes diante da morte, a guerra, o trabalho, as ciências, a Filosofia, as artes, os jogos, as festas, os tribunais, as relações amorosas, as diferenças sexuais e étnicas, tudo isso constitui a Cultura como invenção da relação com o Outro.
Vigia de Nazaré, cidade histórica, mais antiga do estado do Pará, nela encontramos a cor prata das águas do rio Guajará Mirim e o dourado das gurijubas, o colorido das casas arrumadas, é cidade hospitaleira, intitulada cidade da fé, do círio de Nazaré, das vigilengas, da igreja de Pedra, das bandas musicais e atualmente do grande carnaval.
 E, é somente este carnaval que se intitula por cultura na cidade histórica? Onde está o artesanato que possa representar Vigia neste estado do Pará? As paneleiras continuam na Cabeceira do Pereira, mais não conseguem mostrar o que fazem, pois a cidade histórica não tem onde mostrar os artesões de Vigia. E não para ai, qual o dia que terá a apresentação da nossa música de raiz chamada de carimbo? E em que espaço será feito e as danças das quadrilhas tradicionais, dança da onça, o boi, o pássaro, a marujada? E o nosso futebol, qual o melhor campo para apresentar nossos times? E a nossa poesia? E a degustação, qual restaurante procurar?
Não é muito contraditório viver sem costumes, sem folclore, sem lendas, sem mito e sem tradição, pois, não é a junção de tudo isso que significa cultura?
O município tem 100% de chance para representar esta histórica cidade de Vigia através da sua cultura. Vamos abrir nossos olhos para este futuro. Pois muitos que podiam nos ajudar já os fecharam.

Ana Monteiro
Assistente social especialista
Email anamonteiro_as@yahoo.com.br