Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Igreja de Pedra a 1ª Maravilha do Pará

A Igreja de Pedra, datada do século XVIII, foi construída pelos Jesuítas cujo engenheiro responsável foi frei Joaquim da Epifania. Seu primeiro nome foi “Capela do Senhor dos Passos” porque lhe guarda a imagem deixada pelos frades Carmelitas, que também se instalaram na Vigia em 1734. Mas, em 1759, os padres foram expulsos de Portugal e das províncias do Brasil, época em que foi transferida a imagem do Bom Jesus para a igreja Matriz (Madre de Deus). O motivo foi para que a igreja de Pedra fosse terminada sua construção, mas essa ficou inacabada e abandonada, sofrendo demolições e algumas transformações.
Na década de 30, um intendente local mandou demolir o que restava das paredes laterais e, com as pedras, mandou construir o cais de arrimo na frente da cidade.
A igreja de Pedras ou igreja de Pedra  é o principal atrativo turístico da região do Salgado. Pois a cidade de Vigia merece ter um monumento histórico como esse. A cidade também conta com a igreja Madre de Deus (matriz) que segundo os historiadores local, é a única que tem 22 colunas laterais no Brasil.
As 7 Maravilhas do Pará é uma promoção das Organizações Rômulo Maiorana, e não podemos esquecer-nos de quem teve todo este mérito, foi os coordenadores de campanha que são o jornal Informativo Cabano através do seu diretor Tito Miranda, Quitão, Marcio da CTC, Raul Lobo e teve o Dr. Juciland de Senna Gama como coordenador geral    
A Igreja de Pedras em dia de Círio de Nazaré

Imagem do Bom Jesus

A Igreja inacabada

Altar Mor