Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vigia e seus encantos II

O Clube Musical União Vigiense, mantém viva uma rica tradição musical do interior paraense, foi fundado em 13 de maio de 1916, por um grupo de comerciantes. Seu idealizador e financiador foi Constâncio da Silva Gaia, que contou com a colaboração de Mâncio Ataíde, Raimundo Nonato Alves, Clarindo Palheta (1º presidente), Tertuliano Zacarias Palheta (1º regente). A primeira banda do Clube era composta pôr 25 músicos, além da turma de aprendizes.
Já teve como regentes figuras destacadas no cenário musical paraense como: Serafim Raiol, Lourival Azamburja, Evaristo Élleres, Dalmárcio Siqueira, Cursino Loureiro, Artagnan, Octávio Cruz, Joaquim Silvino Pinheiro, Raimundo Castro Ramos, Tenente Arapixi, José Maria Vale da Silva e atualmente o seu Regente é o Profº Esp. Marinildo Pereira da Silva.
O Clube desenvolve um intenso trabalho de difusão musical, fazendo apresentações em praças, teatros, eventos culturais, cívicos e religiosos, em Vigia bem como nos diversos municípios do Estado e na capital. Em 1978, sob a regência do maestro Dalmácio Siqueira Lopes, a Banda União Vigiense participou do campeonato nacional de bandas de música em Brasília, promovido pela FUNARTE;
Em 1990, assinou convênio com a Fundação Carlos Gomes, passando a integrar o Projeto de Interiorização, possibilitando a participação de seus integrantes em cursos de especialização e apresentações de grupos musicais com artistas brasileiros e estrangeiros na Vigia, como os ministrados pelo Phd em Regência Martin Bergee, Holly Copland e Barry Ford, da Universidade de Missouri (EUA), maestro Zem Obara (Japão), maestro Andy Pereira (SP) Quinteto Brasil e Quarteto de Trombone da Universidade da Paraíba, professores: Gabriel Galo e Daniel Parriello (Argentina) Oleg (Rússia) Ricardo Cabrera (Colômbia).
A Banda no Círio de Belém do Pará em 2011