Santa Izabel do Pará - Pará - BR.

Santa Izabel do Pará - Pará - BR.
Cidade metropolitana

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Adeus ao mestre do Carimbó

Vigia perde o Mestre das batidas do carimbo
Santana Porto de Miranda, ele foi o precursor do carimbo vigiense – e do grupo de carimbo Tapaioara, o nome foi em homenagem a pesca de Vigia. Morreu aos 70 anos, no último dia 30 de setembro de 2011, sábado, no hospital Saúde da Mulher, onde foi funcionário público há 27 anos.
A paixão pela música e dança do carimbo, veio de seu avô desde 1897, passando para o pai e a partir de 1965 ele tomou a frente do grupo que vem a 114 anos valorizando a cultura na história vigiense. Representou Vigia no Arte Pará, Brasília, Ibirapuera em São Paulo (1981), Serra Pelada, Tucuruí, Carajás entre outras cidades do Brasil. Durante sua jornada recebeu apoio de vários vigienses, entre eles o de Francisco Soeiro. Em seu currículo artístico está “A dança da onça” e “O Peru” (sucesso na voz do “rei do carimbo” Pinduca). Gravou um CD com 24 músicas. Ele deixa a esposo D. América Pereira de Miranda e, sete filhos, alguns residem em São Paulo e Guiana Francesa. Segundo D. América, a vontade dos filhos que residem aqui, é de continuar o trabalho que Santana veio se dedicando por várias décadas, enriquecendo e mantendo acessa a chama da cultura vigiense.
Miranda o batedor no centro da foto
O Informativo Cabano do Mes de setembro deu destaque a esse artista vigiense, que virou um ícone da cultura do municipio de Vigia e Região do Salgado.
E todas as noticias que foram manchete no mes de setembro.